Secretaria de Educação abre edital de seleção para assistente de alfabetização através do Programa Tempo de Aprender

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Educação de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) aderiu ao Programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação. Para implantação no município foi aberto um processo seletivo simplificado com sete vagas para assistente de alfabetização. Os interessados vão contribuir, sob a forma de voluntariado, com atividades de acompanhamento pedagógico no âmbito da rede municipal de ensino. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (13) e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (18) das 08h às 11h e das 14h às 18h (horário de Brasília) na Secretaria de Educação.

O seletivo será na modalidade de contagem de pontos. Para concorrer, o candidato precisa ser licenciado em pedagogia ou normal superior; estudantes de pedagogia; profissionais com formação em magistério a nível médio e experiência profissional em alfabetização. O resultado preliminar será divulgado no próximo dia 19 até às 16h na sede da Secretaria Municipal de Educação e na unidade escolar participante do programa. O resultado final tem divulgação definida para o dia 22.

No ato da inscrição o candidato poderá escolher até duas unidades escolares para pleitear a vaga, porém, a carga horária semanal de trabalho não pode ultrapassar a 40 horas e deve haver compatibilidade de horários para atendimento das turmas. O Assistente de Alfabetização poderá atuar em até 4 turmas de 10 horas semanais (escolas vulneráveis) e até 8 turmas de 5 horas semanais (escolas não vulneráveis), desde que não haja prejuízo da carga horária nas respectivas turmas.

O Assistente de Alfabetização receberá, para fins de ressarcimento das despesas com transporte e alimentação, o valor de R$ 300,00 por mês, por turma, para atuar nas escolas vulneráveis, por 10 horas semanais e de R$ 150,00 por mês, por turma, para atuar nas escolas não vulneráveis por 5 horas semanais.

Os candidatos aprovados, assim que convocados, assinarão o Termo de Adesão e Compromisso de Voluntário, para prestação do trabalho das atividades como Assistente de Alfabetização pelo prazo de oito meses, podendo, caso seja necessário, dar continuidade às atividades no ano letivo de 2022.

Serão selecionados Assistentes de Alfabetização para as escolas municipais Adalcy da Conceição Rodrigues; José Inácio Fraga; Lourença Afonso de Melo e Maria Júlia de Almeida na zona urbana e ainda Manoel Martins; Aníbal Pereira Júnior e Patrocínio Joaquim Dias, na zona rural, iniciam a prestação de serviço a partir do início do ano letivo de 2022.